Informação



    A Marinha Mercante desempenhou ao longo dos anos um papel fundamental na ligação entre Portugal e os seus territórios ultramarinos.
    A vulgarização do transporte aéreo, aliado às independências de Angola, Moçambique e restantes territórios sob administração portuguesa, provocou o abate de grande parte dos navios durante a década de 70.
    O objectivo desta página é dar a conhecer os navios que compunham a frota portuguesa em meados do século XX.
    O meu interesse pelo tema deve-se ao facto de, após a conclusão do Curso de Pilotagem da Escola Náutica, ter feito o meu percurso profissional como Oficial Náutico durante alguns anos.
    Foi como Segundo Piloto (e episodicamente como Imediato e como Terceiro Piloto) que exerci funções em navios como o "Santa Maria" (Link), "Vera Cruz" (Link), "Funchal" (Foto), "Império" (Link), "Angra do Heroísmo" (Foto), "Muxima" (Foto ), "Congo" (Foto), "João da Nova" (Foto), "Monte Brasil" (Link), "Horta" (Link) e "Porto Amélia" (Foto).
    No "Santa Maria" fiz viagens para os Estados Unidos e América Central durante cerca de um ano.
    No "Vera Cruz" fiz transporte de tropas para Angola.
    Em 12 de Janeiro de 1972 encontrava-me a bordo do "Muxima", em Lisboa, quando este navio foi alvo de uma tentativa de atentado bombista.
Fotos do "Album dos Navios da Marinha Mercante Portuguesa" - Junta Nacional da Marinha Mercante - Junho de 1958

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